Sabe aqueles comerciais de marcas como Boticário ou Natura para o
Dia das Mães ou dos Pais que sempre viralizam? As datas comemorativas, ou
marketing sazonal, costumam ser ótimas para fortalecer a marcar e alavancar as
vendas, que já costumam ser maiores nesses dias.
“Mas se as vendas já aumentam naturalmente
nessas datas, por que investir em vídeos específicos para essas épocas?”
Recorrer a um calendário personalizado como uma forma de criar
conteúdos e campanhas específicas, de acordo com a data comemorativa, é uma
ótima forma de se posicionar e solidificar no mercado. À medida em que você vai
conhecendo seu público-alvo, você poderá trabalhar ainda melhor essas campanhas
para melhorar a interação e engajamento dos seguidores com a empresa. E isso,
claro, vai fortalecer seu relacionamento com a sua persona, que
rapidamente vai se lembrar da sua marca na hora de fechar negócio.
A seguir, compartilhamos algumas dicas para planejar e executar
suas ações ao longo do ano:
- Planeje com antecedência!
Esta é a melhor época para você montar sua estratégia de marketing
e pensar quais são as datas comemorativas que você fará. Assim será possível
executar tudo com tempo e planejamento financeiro.
- Conheça o seu público!
É fundamental você conhecer e entender os gostos do seu
público-alvo. Por exemplo, se a maioria dos seus clientes são homens, vale a
pena apostar fortemente no Dia dos Pais, por exemplo. Agora, se sua marca pode
ser consumida por ambos os gêneros, o leque se abre ainda mais, dá para fazer
campanhas de Dia dos Pais, das Mães, dos Namorados...
Este tipo de campanha não tem propriamente o objetivo de ser convertido em vendas, mas sim criar um elo com seu público, para fortalecer a marca!
- Analise as datas certas!
Todo mês tem alguma data que merece ser comemorada. Aqui, a dica é
aproveitar as que estão relacionadas ao seu negócio. Uma hamburgueria, por
exemplo, pode fazer um vídeo para o Dia do Hamburguer. Um hospital pode
aproveitar o Dia do Médico para uma ação.
- Depoimentos são uma boa dica
As pessoas querem se identificar com as marcas, sobretudo nas
datas comemorativas. Por isso, aproveite o momento para lançar mensagens
especiais que realmente toquem esse público de alguma forma. Veja alguns
exemplos abaixo:
- Storytelling é bem-vindo
Todo mundo gosta de uma história com final feliz! O storytelling é
super bem-vindo nos vídeos de datas comemorativas. Aqui a dica é criar uma
história, que não precisa ser real, mas emocionante e envolvente para
conquistar a atenção do seu público.
Viu a importância de inserir o marketing sazonal no seu planejamento anual? Vamos conversar sobre isso? Entre em contato com a gente!
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