Uma coisa é certa: clientes adoram promoções! Afinal, sempre
é bom encontrar aquele produto querido com preços mais baixos.
Mas para o
empreendedor, uma promoção pode se tornar uma dor de cabeça se não for bem
planejada. Por isso, é importante pensar quando e como fazer ações para
divulgação de descontos.
Vamos começar
com o “quando”.
O empreendedor deve pensar estrategicamente na época em que
fará a promoção. Mas, para isso, ele precisa definir o motivo da campanha. É
queima de estoque? Tem data comemorativa chegando? A loja ainda é pouco
conhecida e você quer atrair mais clientela?
As promoções podem funcionar muito bem para movimentar o
estoque e vender rapidamente produtos que estão parados e perderão a validade
em breve, por exemplo.
Esses fatores precisam ser levados em consideração no
momento de elaborar uma promoção, para que você possa traçar estratégias com
objetivos claros e que possam ser cumpridos.
Ok, e como podemos fazer a promoção?
É importante criar no cliente uma sensação de necessidade do
produto além do preço baixo. Isso pode ser feito de uma maneira muito simples:
definindo um prazo para a promoção. Se o cliente souber que os preços baixos
vão durar por um curto período, eles vão sentir que precisam aproveitar esse desconto
antes que acabe. Outra estratégia é criar um valor no seu produto que faça com
que o consumidor pense “eu realmente preciso disso!” e a promoção seja apenas
um bônus, uma espécie de “produto certo, com o preço certo, na hora certa”.
Só que não adianta pensar numa boa promoção se os clientes
não ficarem sabendo! Invista em divulgação, sobretudo pelos canais digitais, e
no visual merchandising na sua loja, com capricho especial nas vitrines e em
panfletos, por exemplo.
Artigo publicado originalmente aqui.
