Pular para o conteúdo principal

CRM: o que é e para que serve




Você sabe o que significa a sigla CRM? Ela significa, em inglês, Costumers Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente).

É uma plataforma muito usada para gerenciar todas as informações do seu cliente, como telefone, nome, endereço, e-mail, CNPJ/CPF, etc.

Parece algo bem simples (e de fato é). Mas o que deve ser falado é que o CRM é fundamental para conhecer melhor a sua clientela. Assim, você será capaz de gerenciar o cadastro, ter conhecimento das preferências do consumidor e até segmentar o seu público. E, com isso, o empreendedor conseguirá centralizar os atendimentos e organizar melhor suas estratégias de Marketing.

O Walmart faz isso de uma forma bastante eficaz. Por meio do seu aplicativo de compras, ele consegue monitorar os hábitos de consumo dos seus clientes e oferecer vantagens. E funciona de uma forma muito simples: o consumidor digitaliza seus recibos pelo smartphone e o aplicativo rastreia os mesmos itens anunciados pelos concorrentes. Se o preço for mais baixo nos rivais, o cliente ganha automaticamente um reembolso em cartões-presente ou no cartão da loja. Aqui, todos saem ganhando: o cliente, que se sente “especial” aos olhos da marca e passa a aproveitar preços diferenciados de produtos que ele já está acostumado a comprar, e a empresa, que coleta os dados e fideliza a clientela.

Poder automatizar esse processo de cadastro vai economizar muito tempo para a sua empresa, tempo esse que poderá ser utilizado em outras tarefas, já que o CRM permitirá a atualização das informações de forma mais rápida e eficiente.

O CRM também é uma importante ferramenta para o Marketing de sua firma. Afinal, saber quando e quanto o cliente comprou, o que buscou e o que achou da experiência é algo que faz uma enorme diferença nos parâmetros que norteiam todas as ações. Por exemplo, ao segmentar seus clientes por necessidades e/ou interesses, o programa será capaz de direcionar suas vendas para determinado grupo. Ou seja, ele indica possíveis consumidores já predispostos a adquirir aquele seu produto novo por terem apresentado alguma expectativa em compras anteriores, ou em qual época do ano é mais oportuno oferecer determinada novidade.

O pós-venda também pode ser bem mais assertivo se você recorrer ao CRM. Se depois da compra o cliente apresentar problemas e entrar em contato com sua empresa, será muito mais fácil sugerir alternativas que resolvam o caso.

Tudo isso vai otimizar o trabalho da sua equipe de vendas, já que qualquer um poderá acessar o sistema e consultar o histórico do cliente, para que ele não precise repetir o problema para cada atendente.

Viu como o CRM é fundamental para quem quer clientes satisfeitos e aumentar os resultados? Que tal implementar uma solução como essa em sua empresa?


Artigo publicado originalmente aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Copywriting para o perfil da farmácia de manipulação Santacêutica

 De setembro de 2022 a abril de 2023, fui responsável pela redação de todos os textos das redes sociais da farmácia de manipulação Santacêutica.  Confira o perfil aqui . 

Natal nos hospitais

  Festejar o Natal com a família é um dos momentos mais esperados do ano. Reunir parentes e amigos para degustar a ceia e abrir os presentes, com a casa decorada com temas natalinos, no entanto, é um momento que não pode ser aproveitado por todos. Para quem está de plantão em uma unidade hospitalar ou, por algum motivo, está internado e em fase de tratamento em uma ala médica, a noite de Natal, longe da família, vira momento de reflexão e de convívio com outros pacientes e funcionários do hospital que, naquela hora, trabalham em espírito de união para que todos tenham um pouco de alegria em uma das noites mais importantes do calendário cristão. O arte-finalista Rosival dos Santos conhece bem a sensação de passar o hospital na noite de Natal. Em 2013, por conta de uma diverticulite, ficou internado no Luzia de Pinho Melo no Natal, Ano Novo e no seu aniversário, dia 11 de janeiro. “Não foi fácil, porque estou acostumado a passar essa data com amigos. No Natal até passei lendo, mas no...

Como datas comemorativas podem impulsionar seu negócio

  Sabe aqueles comerciais de marcas como Boticário ou Natura para o Dia das Mães ou dos Pais que sempre viralizam? As datas comemorativas, ou marketing sazonal, costumam ser ótimas para fortalecer a marcar e alavancar as vendas, que já costumam ser maiores nesses dias.   “Mas se as vendas já aumentam naturalmente nessas datas, por que investir em vídeos específicos para essas épocas?”   Recorrer a um calendário personalizado como uma forma de criar conteúdos e campanhas específicas, de acordo com a data comemorativa, é uma ótima forma de se posicionar e solidificar no mercado. À medida em que você vai conhecendo seu público-alvo, você poderá trabalhar ainda melhor essas campanhas para melhorar a interação e engajamento dos seguidores com a empresa. E isso, claro, vai fortalecer seu relacionamento com a sua persona , que rapidamente vai se lembrar da sua marca na hora de fechar negócio.   A seguir, compartilhamos algumas dicas para planejar e executar suas...