Você sabe o que significa a sigla CRM? Ela significa, em
inglês, Costumers Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o
Cliente).
É uma plataforma muito usada para gerenciar todas as
informações do seu cliente, como telefone, nome, endereço, e-mail, CNPJ/CPF,
etc.
Parece algo bem simples (e de fato é). Mas o que deve ser
falado é que o CRM é fundamental para conhecer melhor a sua clientela. Assim,
você será capaz de gerenciar o cadastro, ter conhecimento das preferências do
consumidor e até segmentar o seu público. E, com isso, o empreendedor
conseguirá centralizar os atendimentos e organizar melhor suas estratégias de
Marketing.
O Walmart faz isso de uma forma bastante eficaz. Por meio do
seu aplicativo de compras, ele consegue monitorar os hábitos de consumo dos
seus clientes e oferecer vantagens. E funciona de uma forma muito simples: o
consumidor digitaliza seus recibos pelo smartphone e o aplicativo rastreia os
mesmos itens anunciados pelos concorrentes. Se o preço for mais baixo nos
rivais, o cliente ganha automaticamente um reembolso em cartões-presente ou no
cartão da loja. Aqui, todos saem ganhando: o cliente, que se sente “especial”
aos olhos da marca e passa a aproveitar preços diferenciados de produtos que
ele já está acostumado a comprar, e a empresa, que coleta os dados e fideliza a
clientela.
Poder automatizar esse processo de cadastro vai economizar
muito tempo para a sua empresa, tempo esse que poderá ser utilizado em outras
tarefas, já que o CRM permitirá a atualização das informações de forma mais
rápida e eficiente.
O CRM também é uma importante ferramenta para o Marketing de
sua firma. Afinal, saber quando e quanto o cliente comprou, o que buscou e o
que achou da experiência é algo que faz uma enorme diferença nos parâmetros que
norteiam todas as ações. Por exemplo, ao segmentar seus clientes por
necessidades e/ou interesses, o programa será capaz de direcionar suas vendas
para determinado grupo. Ou seja, ele indica possíveis consumidores já
predispostos a adquirir aquele seu produto novo por terem apresentado alguma
expectativa em compras anteriores, ou em qual época do ano é mais oportuno
oferecer determinada novidade.
O pós-venda também pode ser bem mais assertivo se você
recorrer ao CRM. Se depois da compra o cliente apresentar problemas e entrar em
contato com sua empresa, será muito mais fácil sugerir alternativas que
resolvam o caso.
Tudo isso vai otimizar o trabalho da sua equipe de vendas,
já que qualquer um poderá acessar o sistema e consultar o histórico do cliente,
para que ele não precise repetir o problema para cada atendente.
Viu como o CRM é fundamental para quem quer clientes
satisfeitos e aumentar os resultados? Que tal implementar uma solução como essa
em sua empresa?
Artigo publicado originalmente aqui.
