Pular para o conteúdo principal

Você sabe organizar seu PDV?




Você acha que, para tornar a sua loja atrativa para os clientes, basta manter as prateleiras arrumadas e bem abastecidas? Ledo engano. A organização do seu Ponto de Venda (PDV) é fundamental para criar um bom ambiente de compras aos olhos do consumidor.

Ter um PDV organizado é essencial para garantir o sucesso do negócio. Ele garante que os clientes encontrem os produtos de que precisam e também que os funcionários saibam responder às dúvidas dos consumidores sobre este ou aquele item. Além disso, o ambiente da loja é a chave para fornecer uma experiência única para os clientes. Portanto, a sua organização deve ser feita de forma estratégica.?

O PDV está relacionado com aquilo que chamamos de psicologia do consumidor.

Psicologia do consumidor?!

Sim! É do estudo os sentimentos que estão envolvidos na hora da compra. Afinal, muitas vezes, acabamos motivados a comprar uma coisa, não porque precisamos dela, mas porque na loja tinha todo um ambiente que atraiu o consumidor a adquirir aquele item. Pode ser o cheiro, a música de fundo, a organização dos objetos ou a simpatia dos vendedores. Mas é essa psicologia que, aliada a um PDV organizado, que pode ajudar a alavancar as vendas.

“Ok, mas como eu organizo o meu PDV?”

São dicas simples que podem fazer toda a diferença. Confira algumas sugestões:

Invista na sua fachada
O lado de fora da sua loja é a primeira coisa que o seu cliente vai ver. Então, invista numa boa pintura da fachada e numa vitrine atrativa.

Aposte nos hot points
Manter os produtos organizados por setor é algo básico na arrumação. Mas você pode aproveitar os hot points para ter um giro maior em determinado produto. Hot point, em português, ponto quente, são aqueles locais onde a visibilidade do produto é percebida mais facilmente, como áreas próximas a produtos de alta procura ou corredores de passagem obrigatória, por exemplo.

Cuidado com a informação em demasia
É sempre bom chamar a atenção do cliente, mas para isso não precisa encher sua loja de cartazes. Prefira uma comunicação visual bonita, simples e objetiva.

Construa um caminho dentro da loja
Imagine o trajeto que vai ser percorrido pelo seu consumidor. Agrupe categorias de produtos ou itens semelhantes para que o cliente não tenha dificuldade para encontrar os produtos. Organize a loja para criar um caminho natural para o visitante.

Aposte em pontos de destaque
Em qualquer PDV, é essencial ter pontos de destaque, como ilhas de produtos, ambiente de promoções e ofertas próximas ao caixa. Isso é ótimo para estimular gatilhos mentais no cliente, que vai se decidir pela compra quase que instantaneamente.

Gostou destas dicas? Confira mais sobre organização do PDV no nosso E-Book, baixe gratuitamente o seu e saiba como alavancar suas vendas com ações simples!

Artigo publicado originalmente aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Copywriting para o perfil da farmácia de manipulação Santacêutica

 De setembro de 2022 a abril de 2023, fui responsável pela redação de todos os textos das redes sociais da farmácia de manipulação Santacêutica.  Confira o perfil aqui . 

Natal nos hospitais

  Festejar o Natal com a família é um dos momentos mais esperados do ano. Reunir parentes e amigos para degustar a ceia e abrir os presentes, com a casa decorada com temas natalinos, no entanto, é um momento que não pode ser aproveitado por todos. Para quem está de plantão em uma unidade hospitalar ou, por algum motivo, está internado e em fase de tratamento em uma ala médica, a noite de Natal, longe da família, vira momento de reflexão e de convívio com outros pacientes e funcionários do hospital que, naquela hora, trabalham em espírito de união para que todos tenham um pouco de alegria em uma das noites mais importantes do calendário cristão. O arte-finalista Rosival dos Santos conhece bem a sensação de passar o hospital na noite de Natal. Em 2013, por conta de uma diverticulite, ficou internado no Luzia de Pinho Melo no Natal, Ano Novo e no seu aniversário, dia 11 de janeiro. “Não foi fácil, porque estou acostumado a passar essa data com amigos. No Natal até passei lendo, mas no...

Como datas comemorativas podem impulsionar seu negócio

  Sabe aqueles comerciais de marcas como Boticário ou Natura para o Dia das Mães ou dos Pais que sempre viralizam? As datas comemorativas, ou marketing sazonal, costumam ser ótimas para fortalecer a marcar e alavancar as vendas, que já costumam ser maiores nesses dias.   “Mas se as vendas já aumentam naturalmente nessas datas, por que investir em vídeos específicos para essas épocas?”   Recorrer a um calendário personalizado como uma forma de criar conteúdos e campanhas específicas, de acordo com a data comemorativa, é uma ótima forma de se posicionar e solidificar no mercado. À medida em que você vai conhecendo seu público-alvo, você poderá trabalhar ainda melhor essas campanhas para melhorar a interação e engajamento dos seguidores com a empresa. E isso, claro, vai fortalecer seu relacionamento com a sua persona , que rapidamente vai se lembrar da sua marca na hora de fechar negócio.   A seguir, compartilhamos algumas dicas para planejar e executar suas...