Desengane-se quem pensa que Marketing é coisa apenas de
grandes multinacionais ou de empresas com filiais por todo o país. A divulgação
dos produtos e serviços de uma empresa deve ser pensada por qualquer negócio,
desde a pequena loja de bairro até grandes marcas como Coca-Cola e Fiat, por
exemplo.
Um grande erro dos lojistas de pequenos e médios
empreendimentos é deixar o Marketing de lado. Isso porque, independentemente do
tamanho da sua empresa, a propaganda é e sempre será a alma do negócio.
Outro equívoco é achar que, para divulgar e vender mais, é
preciso investir muito dinheiro. As ações de Marketing não precisam ser
pensadas como grandes campanhas de mídias de massa, onde é gasto grande parte
do orçamento com propaganda. No caso de pequenas e médias empresas, aliás, o
que importa é conversar diretamente com o seu público-alvo, em campanhas
locais.
E isso, de fato, traz bons resultados. Uma pesquisa
publicada pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios mostra que, com um
investimento baixo em ações que divulguem os pontos fortes, pode-se aumentar as
vendas em até 10%.
Mas como eu faço isso?!
Acreditem, não é difícil promover ações para colocar sua
empresa em destaque. Você pode aproveitar as redes sociais para criar páginas
para divulgar seus produtos e serviços, criar um cadastro de clientes e enviar
mensagens de texto com ofertas, aproveitar datas comemorativas para realizar
promoções, oferecer amostras grátis, apostar num bom atendimento de pós-venda e
criar um bom mix de produtos para satisfazer os seus clientes.
Outra boa estratégia de Marketing é valorizar o seu Ponto de
Venda (PDV). Sim, a sua loja pode ser uma ótima forma de autopromoção! Isso
pode ser feito com uma vitrine atrativa, que destaque seus melhores produtos,
uma loja limpa e organizada e prateleiras e gôndolas arrumadas. O próprio
empreendedor e seus funcionários podem ser os “garotos-propaganda” da loja,
afinal, um bom atendimento é, sem dúvida, um dos principais pontos-chave para
garantir que os clientes fiquem satisfeitos.
Marketing não precisa ser caro. Ações simples, mas bem
pensadas fazem a diferença na hora de ser lembrado. Descubra a melhor ação para
o seu negócio e invista, pois sempre há espaço para crescer.
Artigo publicado originalmente aqui.
