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Marketing não é só para gente grande


Desengane-se quem pensa que Marketing é coisa apenas de grandes multinacionais ou de empresas com filiais por todo o país. A divulgação dos produtos e serviços de uma empresa deve ser pensada por qualquer negócio, desde a pequena loja de bairro até grandes marcas como Coca-Cola e Fiat, por exemplo.

Um grande erro dos lojistas de pequenos e médios empreendimentos é deixar o Marketing de lado. Isso porque, independentemente do tamanho da sua empresa, a propaganda é e sempre será a alma do negócio.

Outro equívoco é achar que, para divulgar e vender mais, é preciso investir muito dinheiro. As ações de Marketing não precisam ser pensadas como grandes campanhas de mídias de massa, onde é gasto grande parte do orçamento com propaganda. No caso de pequenas e médias empresas, aliás, o que importa é conversar diretamente com o seu público-alvo, em campanhas locais.



E isso, de fato, traz bons resultados. Uma pesquisa publicada pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios mostra que, com um investimento baixo em ações que divulguem os pontos fortes, pode-se aumentar as vendas em até 10%.

Mas como eu faço isso?!

Acreditem, não é difícil promover ações para colocar sua empresa em destaque. Você pode aproveitar as redes sociais para criar páginas para divulgar seus produtos e serviços, criar um cadastro de clientes e enviar mensagens de texto com ofertas, aproveitar datas comemorativas para realizar promoções, oferecer amostras grátis, apostar num bom atendimento de pós-venda e criar um bom mix de produtos para satisfazer os seus clientes.

Outra boa estratégia de Marketing é valorizar o seu Ponto de Venda (PDV). Sim, a sua loja pode ser uma ótima forma de autopromoção! Isso pode ser feito com uma vitrine atrativa, que destaque seus melhores produtos, uma loja limpa e organizada e prateleiras e gôndolas arrumadas. O próprio empreendedor e seus funcionários podem ser os “garotos-propaganda” da loja, afinal, um bom atendimento é, sem dúvida, um dos principais pontos-chave para garantir que os clientes fiquem satisfeitos.

Marketing não precisa ser caro. Ações simples, mas bem pensadas fazem a diferença na hora de ser lembrado. Descubra a melhor ação para o seu negócio e invista, pois sempre há espaço para crescer.


Artigo publicado originalmente aqui.

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