O mundo está mudando e, junto com ele, se criam novos perfis
de consumo. E, para quem trabalha com vendas, é fundamental conhecer esses
novos comportamentos, a fim de criar uma comunicação mais eficiente com esses
clientes que, a cada dia que passa, exigem novas estratégias.
Entender esse novo consumidor é, sem dúvida, um grande
desafio para as empresas. Então, preparamos um breve resumo dos perfis mais
recorrentes, para que você saiba como os conquistar e alavancar a sua marca.
Vamos lá?
O impaciente
O consumidor impaciente é aquele que não é fiel à sua marca.
Apesar de estar interessado, ele não lida bem com demoras no processo de compra
e, se houver algum imprevisto, ele desiste no meio do caminho. Para evitar
isso, é necessário facilitar as etapas do consumo, sobretudo no e-commerce, com
um site funcional e que deixe todas as informações às claras.
O impulsivo
Sabe aquele cliente que vai adicionando itens ao carrinho e
no final desiste de levar tudo? Esse é o impulsivo. Para conquistar esse
cliente, uma boa dica é abrir uma janela com o carrinho e o valor parcial da
operação sempre que ele adicionar um novo produto. Assim, ele vai acompanhando
o valor da compra.
O pesquisador
Hoje o público está mais ativo, dificilmente ele compra
alguma coisa às cegas. Antes de efetivamente decidir a sua compra, ele faz
pesquisas, assiste tutoriais, procura outras opiniões e – acredite! –
reclamações. Esteja então disposto a ter um bom canal de atendimento, para
tirar todas as dúvidas deste cliente.
O influenciável
Percebeu o boom no mercado dos digital influencers? Esses
profissionais têm milhares (ou até milhões) de seguidores e se tornam
verdadeiros outodoors de propaganda, ditando tendências e incentivando compras.
Que tal incluir algum deles nas suas estratégias de Marketing? Avalie aquele
que mais se identifica com seu público-alvo e alcance milhares de pessoas!
O que não admite deslizes
Os consumidores estão cada vez mais exigentes e muitos não
pensam duas vezes em boicotar uma marca se ela cometer algum deslize ou atitude
incorreta na sua estratégia de Marketing e relacionamento com o consumidor.
Fique atento às suas campanhas, principalmente nas redes sociais. Lembre-se que
sua propaganda é a cara da sua empresa. Qualquer atitude preconceituosa, mesmo
que feita de forma involuntária, pode selar o caixão da marca e dificilmente
você recuperará a imagem anterior. Cuidado!
O engajado
Com a forte influência da Internet, os consumidores estão
cada vez mais propícios a aderir a marcas que adotem ações sustentáveis e de
responsabilidade social. Ou seja, uma empresa amiga do meio ambiente ou que tem
propostas sociais fortes tem mais chances de ganhar a simpatia desse tipo de
público.
O brand lover (ou hater)
O brand lover é aquele consumidor apaixonado pela marca. Em
contrapartida, o hater é aquele que não hesita em detonar a empresa. Para
entrar no coração do consumidor, é importante que a marca atenda uma
necessidade das pessoas, seja ela física, emocional ou racional. É preciso
então despertar emoções positivas no cliente. Masé importante não ignorar os
haters. Eles vão atrapalhar seu marketing digital e enaltecer seu concorrente.
Uma boa solução é usar as críticas para fazer campanhas criativas – isso foi
feito recentemente pela Skol, quando fez a ação de lançamento da cerveja Puro
Malte. A marca mapeou as redes sociais para detectar alguns críticos e os
selecionou para uma ação, onde eram convidados a experimentar a nova versão da
bebida.
Este é um breve resumo dos principais perfis comportamentais
do consumidor, que podem se dividir em outras várias camadas.
Está preparado para atender cada um deles?
Artigo publicado originalmente aqui.
