Não tem jeito: a nova era da comunicação está mudando a
forma como as empresas falam com o seu público. Longe vai o tempo em que um
anúncio padrão em uma revista era suficiente para alavancar a marca. Hoje, as
pessoas querem um tratamento diferenciado, como se a empresa estivesse falando
diretamente com elas. É esse encantamento que vai fazer a sua marca ser
lembrada.
Mas como posso fazer isso?
Com vídeos personalizados!
A idéia é sair do “boom” de vídeos a que seu cliente é
exposto diariamente e trazer um conteúdo mais direcionado a cada um, de acordo
com suas próprias experiências com a marca, usando informações coletadas
através de pesquisa, banco de dados e métricas. É criado um template padrão e
um sistema de inclusão de variáveis para personalizar cada vídeo,
E dá resultado, viu? De acordo com o Vidyard, esse tipo de
conteúdo mantém 50% da audiência assistindo até o final – já os vídeos mais
generalistas, retêm apenas 37%.
‘Tá, mas como usar?
Existem várias formas de uma marca aumentar seu engajamento
com vídeos personalizados. Vamos dar alguns exemplos:
Onboarding: pode ser para dar as boas-vindas a um novo
colaborador ou o cliente que comprou pela primeira vez na sua loja.
Fidelização: o cliente já conhece sua empresa, mas o que
você quer é fidelizá-lo, né? Use vídeos personalizados para avisar de
promoções, comemorar datas temáticas ou parabenizá-lo pelo seu aniversário.
Conversão: as pessoas querem ter seus problemas resolvidos.
Que tal produzir vídeos apresentando as soluções que sua empresa pode oferecer
àquele cliente?
Várias empresas já agregaram o vídeo personalizado à sua
estratégia de Marketing, mas vamos dar dois exemplos.
Um deles é o Facebook. Quem nunca recebeu aquele vídeo de aniversário
ou de celebração de amizade com um colega? O padrão é o mesmo, mas as imagens
são personalizadas de acordo com cada perfil e as experiências vividas na rede.
Outro exemplo é a Wine, um portal especializado na
comercialização de vinhos. Eles criaram uma proposta super interessante em que
mostram a relação que cada cliente tem com a marca desde o início. Os vídeos
eram enviados por e-mail e, claro, todo mundo adorou. Segundo a Wine, com esse
vídeo personalizado, a taxa de abertura dos e-mails chegou aos 46%.
A verdade é que os clientes não querem ser tratados como
números, eles querem se sentir especiais. E se vivemos na era do audiovisual,
os vídeos personalizados vão com certeza ajudar muito no engajamento da sua
empresa.
Artigo publicado originalmente aqui
