Uma coisa é fato: hoje em dia, todo mundo usa a Internet. O
Brasil tem 140 milhões de usuários ativos nas redes sociais, o que corresponde
a 66% da população. É muita gente! E para quem é empreendedor e quer divulgar
os seus negócios, a solução é, sem dúvida, estar onde estão os seus potenciais
clientes.
Isso mesmo! Hoje em dia, as mídias sociais, como Facebook,
Instagram, plataformas de blogs, Twitter ou YouTube viraram o principal canal
de divulgação das empresas. Afinal, quem quer ser visto e reconhecido pelos
internautas precisa usar este novo meio de comunicação para não correr o risco
de ser esquecido em meio a tanta concorrência que já usa as redes para se
aproximar do consumidor.
A primeira dica é descobrir o seu público-alvo. Definir a
sua audiência é o pontapé de saída para você criar um planejamento de conteúdo,
que fale a linguagem de quem você quer atingir. Outra coisa é importante é
escolher a rede social que mais se adéqua ao seu tipo de negócio. Cada rede
social conta com algumas características próprias. Conhecer as diferenças entre
elas é fundamental para o sucesso de suas ações.
Planeje o seu conteúdo!
Mas desengane-se se pensa que basta publicar uma vez ou
outra para ter engajamento. É preciso ter um planejamento de conteúdo. Isso
inclui o tipo de publicação, a periodicidade e a melhor forma de interagir nos
posts. Recorra a hashtags para potencializar o acesso às suas publicações e
gerar mais resultados. Mas é preciso ter um planejamento e saber quais e
quantas pode utilizar por mensagem. Na dúvida, aprecie com moderação.
E por falar em interação...
Não basta criar um blog ou uma página de Facebook se o
sentido da conversa só vai para um lado. Hoje, os potenciais clientes não se
conformam com essa comunicação unilateral: eles buscam de fato uma interação
com as marcas. Ou seja:
Interaja com os internautas!
Não deixe
ninguém sem resposta a uma dúvida. Os consumidores, hoje em dia, usam as redes
sociais das empresas como SAC. Então, se você não costuma responder às
perguntas deixadas na rede social da sua empresa, repense essa atitude. Ignorar
potenciais clientes é praticamente impedir que seja criada uma relação
comercial. Aquele internauta não vai esquecer que você o ignorou. Acha que ele
vai comprar alguma coisa da sua marca? Provavelmente não.
Ah, outra
coisa importante! A interação com os usuários vale para dúvidas, elogios e
também reclamações! Nada de deletar aquele comentário negativo! Dê atenção para
as críticas e faça o possível para ajudar o consumidor! Isso faz toda a
diferença.
Já que
estamos falando em fortalecer a marca na Internet, outra dica importante:
imagem é tudo! A ideia é despertar o interesse, certo? Então utilize atrativos
visuais em todas as suas mensagens. Sempre inclua imagens ou vídeos, pois
chamam mais atenção de quem está lendo e aumentam a chance de cliques. Você
pode recorrer a empresas especializadas em Marketing Digital para cuidar dessa
parte. É um ótimo investimento para quem quer ser visto e, principalmente,
lembrado!
Artigo originalmente publicado aqui.
